Patrono
Em 1992, o Conselho Directivo da Escola Secundária Infante D. Pedro propôs a figura do Infante D. Pedro para patrono da escola, fazendo-o com a consciência de que se tratava de uma personalidade axial da história portuguesa e que, por tragédia, encontrou a morte em Alfarrobeira, nas proximidades de Alverca.
Após a extinção da Escola Secundária Infante D. Pedro, foi atribuído o nome do Infante D. Pedro ao Centro de Formação das Escolas do Concelho de Vila Franca de Xira, que passou a chamar-se, efetiva e oficialmente, Centro de Formação Infante D. Pedro (CFIDP), depois da fusão da Escola Secundária de que era patrono com a Escola Secundária Gago Coutinho, em setembro de 2008.
Para saber mais sobre o Infante D. Pedro das Sete Partidas, consulte o texto elaborado por José Nogueira Rodrigues Ermitão, que foi professor de História na Escola Secundária Infante D. Pedro, tornando-se assessor do Centro de Formação entre 2000 e 2011, tendo ainda prestado colaboração até 2013, em regime de voluntariado, após a sua aposentação.